segunda-feira, agosto 03, 2009

"As mulheres têm os fios deligados"

foto: Rui J Santos
Por estas e por outras é que eu simplesmente venero este homem (António Lobo Antunes):
“…e pergunto-me se os homens gostam verdadeiramente das mulheres. Em geral querem uma empregada que lhes resolva o quotidiano e com quem durmam, uma companhia porque têm pavor da solidão, alguém que os ampare nas diarreias, nos colarinhos das camisas e nas gripes, tome conta dos filhos e não os aborreça. Não se apaixonam: entusiasmam-se e nem chegam a conhecer com que estão. Ignoram o que ela sonha, instalam-se no sofá do dia a dia, incapazes de introduzir o inesperado na rotina, só são ternos quando querem fazer amor e acabado o amor arranjam um pretexto para se levantar (chichi, sede, fome, a janela que se esqueceram de baixar o estore) ou fingem que dormem porque não há paciência para abraços e festinhas, pá, e a respiração dela faz-me comichão nas costas, a mania de ficarem agarrados à gente, no ronhónhó, a mania das ternuras, dos beijos, quem é que atura aquilo?...”

“- As mulheres têm os fios desligados e um outro elucidou-me que eram como os telefones: avariam-se sem que se entenda a razão, emudecem, não funcionam e o remédio é bater com o aparelho na mesa para que comecem a trabalhar outra vez. Meu Deus, que pena me dão as mulheres. Se informam – Já não gosto de ti se informam – Não quer mais aí estão eles a alternarem a agressividade com a súplica, ora violentos ora infantis, a fazerem esperas, a chorarem nos SMS e levantarem a mãozinha e, no instante seguinte, a ameaçarem matar-se, a perseguirem, a insistirem, a fazerem figuras tristes, a escreverem cartas lamentosas e ameaçadoras, a entrarem pelo emprego dentro, a pegarem no braço, a sacudirem, a mandarem flores eles que nunca mandavam flores, a colocarem-se de plantão à porta dado que aquela puta há-de ter outro e vai pagá-las, dispostos a partes gagas, cenas rídiculas, gritos. A miséria da maior parte dos casais, elas a sonharem com o Zorro, Che Guevara ou eu, e els a sonharem com o decote da vizinha de baixo, de maneira que ao irem para a cama são quatro: os dois que lá se deitam e os outros dois com quem sonham…”

António Lobo Antunes “As mulheres têm fios desligados” – Crónica na Visão

6 comentários:

Jade disse...

Tem textos que eu até duvido que foi escrito por um homem, tamanha semelhança ao que eu penso... genial!!
Beijos!!

Nathy & Alan disse...

Hum...triste os que vivem assim...Mas ainda há aqueles quem tem tempo para amar de verdade, com direito a abraços e ataques de carinho.
^^
Bjos

Miguel Ângelo disse...

Comentando o título,as mulheres têm os fios desligados, há homens que também os têm. Eu talvez seja um deles...
Um abraço
Miguel Ângelo

Ricardo e Regina Calmon disse...

Vários amiga escriba,desligados fios possuo,mas fácilfoi para escriba esse acerca das mulheres falar,é só ouvi-las,todas as mesmas queixas te e razão tem!
Amei o post!

Viva Vida!

Unknown disse...

Infelizmente é uma normalidade da anormalidade. Fico feliz por nunca deixar de querer utilizar a alma e o coração! Paulo

Isabel Rodrigues disse...

Esse Homem é um génio!
Sou fã das suas crónicas!